sábado, 21 de março de 2015

pés planos - síndrome do tibial posterior


PÉ PLANO

Disfunção do tendão tibial posterior
O tendão tibial posterior é o principal estabilizador do retro pé, quando falha na sua função, os tecidos moles suportados na zona medial do pé perdem a sua integridade. Alguns grupos musculares, como o peroneus brevis (Curto peroneal ou Fibular curto) e o gastrocnemiusoleus (Gémeos ou Gastrocnêmio),ganham vantagem mecânica, em resultado deste desalinhamento do pé. O desalinhamento pode incluir o colapso da zona medial do pé com uma subluxação da articulação astragalo-escafoideia (talonavicular), valgus do calcâneo e equinus. Frequentemente esta patologia progride despercebida até que apresenta deformidade marcada. Em resultado os indivíduos apresentam o chamado pé plano adquirido.
Esta patologia é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos, no entanto pode ocorrer em qualquer indivíduo de qualquer idade. O desgaste e alongamento do tendão pode ser resultado de uma lesão ou de excesso de esforço. Alguns problemas, como a diabetes, obesidade, cirurgias anteriores e injecções de medicamentos esteróides podem contribuir para esta patologia.




Calcaneo valgo, mudança no eixo do triceps sural que  fica lateralizado, diminui a força de propulsão





Com palmilhas personalizadas e botas por medida podemos minimizar as más posturas , aliviar as dores, melhorar a marcha ....

Ortoprotésica Ana Mafalda Caxaria




Sem comentários:

Enviar um comentário